Com a fotografia, um fenômeno surgiu: o de pessoas que alegam ter feito, mesmo sem querer, o registro de fantasmas! Enquanto a maior parte parece se tratar de manipulação (principalmente com a popularização de softwares como o Photoshop), algumas imagens desafiam os estudiosos e parecem ser bastante autênticas.

Existem muitas histórias assustadoras mundo afora. Conheça algumas fotos em que supostamente os espíritos tentam roubar o foco para si:

Veja também:

Será mesmo que gatos e cachorros enxergam fantasmas?

Além da Morte | Remake do filme ‘Linha Mortal’ ganha trailer

Lorde Combermere

Essa foto foi tirada em 1891, foi feita na biblioteca Abbey Combermere, na Inglaterra, podemos notar a imagem de um homem sentado na cadeira em primeiro plano. Aliás, só o braço direito, a cabeça, o pescoço e um pedaço do peito estão visíveis.

Acredita-se que esse espírito seja o de Lorde Combermere, cujo velório estava acontecendo a mais de 6 km da biblioteca no momento em que a foto foi tirada. O distinto cavalheiro foi morto após ser atropelado por uma carruagem.

 

Freddy Jackson

Dois dias antes da foto abaixo, o mecânico Freddy Jackson foi morto em um acidente com uma hélice de avião. Porém, muitos acreditam que ele quis aparecer nessa foto do Esquadrão de Goddard, durante a Primeira Guerra Mundial. O registro foi feito em 1919, no mesmo dia em que o velório de Jackson acontecia.

Ele pode ser visto ao lado de um piloto (o quarto da esquerda para a direita na fileira superior). Inclusive, todos na imagem reconheceram o rosto do colega que acabara de falecer.

 

Escondido entre as lápides

O ator, cantor e caubói Terry Ike Clanton queria fazer uma foto de um amigo como se fosse nos tempos do Velho Oeste norte-americano. Para isso, resolveu fazer um registro em preto e branco, sem saber, é claro, que uma figura sinistra apareceria ao fundo da imagem, entre as lápides de um cemitério antigo.

Ele ainda jura que a figura está segurando uma faca – você pode tentar enxergá-la logo abaixo do colarinho, no lado direito do suposto fantasma. Para aumentar a “veracidade” da foto, basta analisar as sombras das duas pessoas que aparecem nela: enquanto o amigo de Clanton projeta uma sombra para trás, o intruso projeta a sua para frente.

 

Jane Churm

Uma das mais famosas fotos de fantasma mostra o que seria o espírito de Jane Churm, uma garotinha que teria incendiado acidentalmente muitas casas no ano de 1677, em Shropshire, Inglaterra. Mais de três séculos depois, em 1995, outro incêndio aconteceu na região, consumindo uma construção de 90 anos.

Muitas pessoas acompanharam esse novo incêndio, que não deixou vítimas. Um dos moradores, Tony O’Rahilly, fez a imagem abaixo – só que nem ele nem ninguém presente se lembra de ver uma garota no meio das labaredas. A figura só teria aparecido na hora de revelar o filme.

 

A garota do cemitério Grove Bacharel

Em 1991, o Grupo de Pesquisa de Fantasmas de Chicago, nos EUA, estava reunido em um cemitério no estado de Illinois – supostamente um dos mais assombrados do país. Com exceção dos pesquisadores, o local estava vazio. Mais de 100 relatos de aparições existem por lá, e com uma câmera infravermelha, a imagem abaixo foi capturada.

A figura aparece sentada sobre um túmulo, com algumas partes de seu espectro sendo transparente. Além disso, suas roupas parecem ser muito antigas.

 

Walter Fergunson

Durante o discurso de Robert Fergunson em uma convenção espírita em Los Angeles, nos EUA, no ano de 1968, a imagem abaixo foi capturada. O que parece, a princípio, um caso de dupla exposição, logo cai por terra quando se descobre que a fotografia foi feita com uma câmera Polaroid – daquelas em que a impressão é instantânea.

Mais tarde, o espectro que aparece ao lado do palestrante foi identificado como sendo o de seu irmão, Walter Fergunson, que falecera em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Turismo fantasmagórico

No GIF acima, é possível ver duas fotos tiradas em sequência: com e sem flash. Elas foram feitas em 1988, por um grupo de turistas reunidos no Hotel Vierjahreszeiten, na Áustria. Ambas foram feitas com temporizador, mas na primeira o flash não foi disparado e justamente nessa é possível ver a imagem de uma mulher, com um tamanho um pouco desproporcional ao resto do grupo e com o rosto levemente embaçado.

Nenhum dos presentes conseguiu reconhecer a suposta aparição.

Abraço do além

Pouca coisa se sabe sobre a foto acima, porém, mesmo assim, ela é bastante sinistra. Supostamente, as duas meninas estavam passeando pela cidade de Manilla, nas Filipinas, quando pediram para um desconhecido tirar uma foto delas com a câmera de um celular. Porém, a figura à direita segurando o braço de uma delas é bem assustadora.

 

O piloto do helicóptero

Durante uma visita ao Fleet Air Arm Station, na Inglaterra, a mulher da foto insistiu em fazer um registro dela sentada em um helicóptero aposentado. A única coisa que se sabe da aeronave é que ela esteve na Guerra das Malvinas, em 1982. A foto foi feita cinco anos depois e mostrou o que parece ser um dos pilotos ao lado da mulher. Ela também conta que sentiu muito frio ao sentar naquele banco, mesmo aquele dia tendo sido bem quente.

 

Fonte: Mega Curioso