A lenda de “Kuchisake Onna” conta sobre uma mulher que se converteu em um Youkai (entidade, duende, monstro), que se vinga perguntando para as vítimas se ela é bonita e quem a responde são posteriormente assassinadas por ela.

O texto abaixo é uma das versões mais conhecidas da lenda urbana de “Kuchisake Onna” ou “A mulher da boca rasgada”.

Conheça a lenda:

Nas proximidades de uma escola primária, durante o percurso de volta à casa, uma mulher vestida com um longo casaco vermelho aborda um estudante perguntando:

-Você me acha bonita?

A mulher estava usando uma máscara contra gripe e mesmo assim, o estudante achou ela mais ou menos bonita e lhe respondeu:

-Sim, você é bonita.

De repente, a mulher remove sua máscara e torna a perguntar, agora aos gritos:

-Mesmo assim, você ainda me acha bonita?

A mulher tinha a boca rasgada, com um corte de orelha a orelha e de dentro do seu casaco vermelho, ela saca uma foice e começa a perseguir o garoto.

O estudante morto de medo tenta fugir, mas a mulher corre inacreditavelmente rápido.

Ela alcançou o menino, prendeu ele com uma chave de braço, enfiou a lâmina da foice na sua boca e lhe fez um corte de orelha a orelha.

Muitos relatos dizem que a criatura usa um casaco vermelho, aparentemente, para não tomar um banho de sangue de suas vítimas, já outros relatos dizem que ela usa roupa branca. Dizem que ela é uma jovem, com uns 20 anos e enquanto usa máscara, é aparentemente bonita.
Ela é muito rápida e percorre a distância de 100 metros em 6 segundos.
Geralmente usa uma foice de mão, mas há relatos contando que ela usa uma navalha, uma tesoura, um podão de jardinagem ou até mesmo um machado.

Existem 3 versões para o fato dela ter a boca rasgada:

A primeira versão: A mulher da boca rasgada seria a irmã caçula de três irmãs. As duas irmãs maiores teriam se submetido com sucesso à cirurgias plásticas, porém, apenas a cirurgia plástica dela, não teria dado certo.

A segunda versão: A irmã mais velha teria se submetido a uma cirurgia plástica que não deu certo. A irmã do meio se envolveu em um acidente e teve sua boca rasgada e a caçula, em um acesso de loucura, teria rasgado a boca com as próprias mãos.

A terceira versão: Ela teria rasgado a boca em um acidente por falta de atenção.

Alguns filmes inspirados na lenda:

Kuchisake-onna Returns (2012)

O filme ‘KuchiSake Onna’ (2007) foi baseado em fatos reais, conta um incidente ocorrido em janeiro de 1979, na localidade rural de Yaotsu, município de Kamo, província de Gifu e noticiado pelos jornais da época que contaram como “uma idosa camponesa se dirigia ao banheiro afastado da casa, quando avistou uma mulher de costas que ao se virar, tinha o rosto desfigurado por um corte na boca que alcançava as orelhas.”