Psicopata é um indivíduo perverso, que tem personalidade psicopática, com distúrbios mentais graves.

Um psicopata é uma pessoa que sofre um distúrbio psíquico, uma psicopatia que afeta a sua forma de interação social, muitas vezes se comportando de forma irregular e anti-social. Em sentido mais amplo, uma psicopatia é uma doença causada por uma anomalia orgânica no cérebro. Em sentido restrito, é um sinônimo de psicose (doença mental de origem neurológica ou psicológica).

Veja também: Descubra seu nível de maldade de acordo com a psiquiatria

Conheça os comportamentos típicos de um psicopata:

Emoções rasas

Psicopatas e até sociopatas não são capazes de sentir emoções sociais como vergonha, culpa e constrangimento, além de outros sentimentos relacionados a relações efetivas. Não sentem remorso nem vergonha e são descritos geralmente como emocionalmente superficiais.

Irresponsabilidade

Psicopatas não são confiáveis e são bastante irresponsáveis e sempre colocam a culpa das suas ações em outras pessoas. Quando são forçados a admitir a culpa não sentem remorso e nem arrependimento.

Indiferença

Psicopatas são insensíveis quando o assunto é o sentimento alheio e não demonstram empatia, ou seja: não são capazes de se colocar no lugar do outro. Isso acontece porque o cérebro de um psicopata tem conexões fracas quando o assunto envolve emoção e não consegue sentir emoções profundas. Psicopatas não são bons também em identificar expressões de medo.

São mentirosos

Psicopatas são mentirosos patológicos e tendem a distorcer informações sempre que desejam, buscando o próprio prazer ou qualquer outro benefício, mesmo que seja preciso manipular outras pessoas e mentir para elas.

Para alguns pesquisadores, isso acontece devido ao que chamam de “senso superficial do significado da palavra”. Psicopatas também têm dificuldade para entender metáforas e linguagem abstrata.

Confiança excessiva

São pessoas com grande autoestima e que se acham bons em tudo o que fazem e têm a certeza clara de que não são apenas bons, mas os melhores do mundo.

Impulsivos

Por não conseguirem analisar atitudes com atenção necessária e por não darem valor ao que pode acontecer como consequência, os psicopatas têm um comportamento bastante impulsivo.

Egoístas

É comum que psicopatas apresentem um comportamento, que pode se chamar de um egocentrismo patológico, seguido de uma incapacidade de amar. Psicopatas sugam as pessoas que se aproximam deles e tiram o máximo proveito das pessoas que fingem amar.

Não conseguem fazer planos

São pessoas que não sabem fazer planos em longo prazo, que são impulsivas e que fracassam quando o assunto envolve compromissos longos. Isso acontece porque são pessoas despreocupadas e que não sabem planejar coisas para longos períodos.

Violentos

A violência é outro típico comportamento de pessoas psicopatas, já que são pouco tolerantes à frustração e não conseguem conter suas vontades de agredir e de irritabilidade. Quando não são violentos fisicamente, são violentos de forma psicológica, já que sabem todos os pontos fracos das pessoas com quem se relacionam e são ótimos na arte de manipular.

 

Fontes:
Mega Curioso
Significados