Sabemos que um dos gêneros normalmente ignorados pelo Oscar, é o terror.

Mas as vezes os filmes de terror, são lembrados. Então, fizemos uma lista com os filmes de terror que já ganharam o Oscar.

 

1 – O Médico e O Monstro

A adaptação deste clássico da literatura ganhou o oscar em 1932, escrito por Robert Louis Stevenson, que conta a história de um cientista que consegue separar o lado negro de sua personalidade graças a um experimento científico foi o primeiro filme de terror a levar um Oscar para casa. Indicado para os prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator, Fedric March ficou com a estatueta por sua brilhante atuação como Dr. Jeckyll e sua contraparte Sr. Hyde.

 

2 – O Bebê de Rosemary

A obra-prima de Roman Polanski sobre uma jovem que é escolhida por uma terrível seita para dar à luz o filho do próprio capeta foi indicada a dois Oscar em 1969. Polanski concorreu na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, mas coube a Ruth Gordon, levar o único Oscar do filme na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho como a sinistra Minnie Castevet.

 

3 – O Exorcista

Um dos maiores clássicos do terror, o filme ‘O Exorcista’ foi indicado em 1974 como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz, além das categorias de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som e Melhor Roteiro Adaptado. Apesar de tanto reconhecimento, o filme levou pra casa apenas os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado, dado a Willian Peter Blatty, e Melhor Mixagem de Som, entregue à dupla Robert Knudson e Christopher Newman.

 

4 – A Profecia

O filme sobre o nascimento do anticristo foi indicado em 1977, em duas categorias técnicas, Melhor Trilha e Melhor Canção Original. No final, Jerry Goldsmith levou seu primeiro Oscar após oito indicações nos anos anteriores, por sua trilha sonora para A Profecia.

 

5 – O Silêncio dos Inocentes

O filme de terror que mais ganhou foi O Silêncio dos Inocentes. Em 1992, a adaptação para os cinemas do livro de Thomas Harris foi indicada a sete categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator para Anthony Hopkins, Melhor Atriz para Jodie Foster, Melhor Diretor para Johathan Demme, Melhor Roteiro Adaptado para Ted Tally, das quais levou todos os prêmios para casa, além de Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição, que acabou perdendo para outros filmes.