Na década de 1970, o Congresso dos EUA alterou a lei de direitos autorais, permitindo que os autores ou seus herdeiros terminassem uma concessão de direitos e recuperassem a propriedade.

Victor Miller(roteirista) e Sean Cunningham(diretor), do primeiro filme da franquia ‘Sexta-Feira 13’ estão procurando fazer exatamente isso.

O site The Hollywood Reporter, divulgou que Victor Miller e Sean Cunningham estão lutando pelos direitos legais do filme.

Sean Cunningham está afirmando que Victor Miller, apenas escreveu o começo do roteiro e que não teve capacidade de terminar.

Horror, Inc. e Manny Company, sucessores da empresa que originalmente produziu ‘Sexta-feira 13’ falaram em documentos judiciais, que foi Sean Cunningham que teve a idéia de fazer um filme no estilo do filme ‘Halloween’ e que foi ele quem contratou a equipe do filme incluindo Victor Miller, para desenvolver a idéia. Eles também falaram que foi Sean que obteve o financiamento e foi quem controlou todas as decisões criativas.

De acordo com a lei de direitos autorais nos EUA, é o empregador que é considerado o autor legal.  Documentos do julgamento dizem que Victor Miller apresentou rascunhos do que ele havia escrito e Sean Cunningham fez mudanças e modificações.

O advogado de Victor Miller, disse que Sean Cunningham e seus sucessores ganharam bastante dinheiro com a franquia do filme, enquanto Miller, recebeu uma quantia relativamente pequena.

Se a proposta dos advogados forem aceitas, os direitos do nome ‘Sexta-Feira 13’ vão para Victor Miller.

Para Sean Cunningham iriam os diretos sobre o personagem Jason Voorhees.

Dessa forma, será possível ‘Sexta-Feira 13’ e o personagem Jason não terem mais nenhum vínculo nos próximos filmes.